Contos de fadas
Trata-se de um estudo de referencial teórico sobre os principais autores e
Estudiosos dos contos de fadas e adeptos que fizeram associações do tema com seus trabalhos.
Os contos de fada vêm seduzindo crianças de todas as idades, em todos os tempos. Nota-se que exercem sobre adultos e crianças certo encantamento, dai a importância de aproveitar os contos e ir além da hora de lazer.
Ao entrar em contato com a narrativa do conto de fadas, o aluno tem a oportunidade de se desenvolver tanto cognitiva quanto emocionalmente, pois esse gênero literário possibilita reflexões nessas áreas.
O presente trabalho bibliográfico teve por objetivo valorizar a Literatura Infantil através dos contos de fadas,despertar o gosto pela leitura favorecendo o processo de ensino e aprendizagem Salienta-se que ao introduzir contos de fada no processo de aprendizagem devemos saber como utilizar, em que momentos devemos usar como ferramenta e as contribuições educacionais que influenciarão durante seu desenvolvimento. A escolha do tema atribui-se ao fato de poderem ser utilizados como recurso didático.
De acordo com Bettlheim (2006) livro A psicanálise dos contos de fadas o autor mostrou que os contos de fadas são ímpares, não só como uma forma de literatura, mas como obra de arte totalmente acessível para a criança, como nenhuma outra forma de arte o é. Segundo ainda o autor acima citado ressalta que a significação dos contos de fadas será distinta para cada pessoa e diferente para a mesma pessoa em diversos períodos de sua vida
Ainda de acordo com o autor acima citados os contos de fadas ensinam pouco sobre a vida na sociedade atual, todavia é em contato com eles que se pode estudar a respeito dos problemas interiores do ser humano e sobre suas possíveis soluções na sociedade. Eles confrontam a criança com temas humanos básicos como a morte, o envelhecimento, a separação, entre outros. É dada literatura a responsabilidade na formação e no conhecimento de