saude da mulher
Conhecer o passado nos faz compreender para agir no presente e para poder planejar o futuro. Você verá nesse capítulo como a história da participação das mulheres brasileiras foi decisiva para as diversas conquistas que promovem direitos e reconhecem a igualdade entre homens e mulheres. Na saúde também conquistamos avanços.
A participação de mulheres no Brasil foi importante na construção da reforma sanitária e na implantação da política de saúde integral para mulheres contida no Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, o Pais. Essa participação também ocorreu nos processos de elaboração de diversas políticas públicas como no caso do trabalho e previdência social, na educação e na agricultura
A história mostra que, desde 1910, as mulheres brasileiras defendem seu direito de votar, organizadas no chamado movimento sufragista. Apenas em 1927, as mulheres do Rio Grande do Norte inauguram o direito de votar, direito esse que foi gradualmente estendido aos demais estados. Nas décadas seguintes, as mulheres sempre se destacaram na busca por mais democracia e direitos.
No início dos anos 60, com a descoberta da pílula anticoncepcional, o tema da sexualidade ganhou força em todo o mundo e, claro, também aqui em nosso País. Nessa época, havia grande interesse dos países ricos, especialmente os Estados Unidos, em im- por à America Latina a adoção de políticas de controle demográfico, argumentando que nosso futuro seria uma população numerosa concorrendo por alimentos escassos e que, sem política de controle de nascimentos, não haveria desenvolvimento. Esse pensamento repercutiu no Brasil com a entrada e funcionamento de inúmeras instituições e recursos destinados ao controle da natalidade.
Infelizmente, essas instituições não tinham o seu foco na saúde e a massiva dis- tribuição de contraceptivos e realização de laqueaduras, não eram realizadas dentro dos critérios necessários para garantir a saúde das