Educação Fisica
Os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe, para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe contrária, são chamados de tática. No voleibol, de acordo com o estudo tático, os jogadores são divididos em cortadores e levantadores.
Durante a partida, após a equipe se defender de um saque ou de um ataque adversário, o segundo jogador a tocar a bola geralmente executa o toque de levantamento, que é uma preparação para o ataque. Os jogadores que, dentro de uma equipe, melhor executam o toque de levantamento são chamados levantadores. O jogador que tem a função de cortar é chamado cortador/atacante.
Sistema tático básico 3x3: Um sistema tático básico do voleibol é o sistema 3x3, em que os cortadores e os levantadores dispõem-se intercaladamente na quadra. Sistema 4x2
No sistema 4x2, são utilizados 2 levantadores e 4 cortadores. Neste sistema, no início do set, o melhor cortador da equipe fica na posição 4 e o melhor levantador fica na posição 6. O melhor cortador fica na posição 1, o terceiro na posição 5 e o 6 quarto na posição 2. Isto contribui para que haja um equilíbrio de forças na equipe. Sempre teremos um bom cortador na rede, além de possíveis variações se necessário, tais como:
• Infiltrações da defesa para o ataque de um dos defensores;
• Levantamento feito por um dos cortadores da rede;
• Variação na posição dos atacantes para melhor aproveitamento da jogada. Sistema 5x1 e 6x0 No sistema 5x1, há cinco cortadores e um levantador. O levantador tem por tarefa distribuir a bola a seus atacantes. Quando o levantador estiver na zona da frente, disporá de 2 jogadores na posição de cortadores e, quando estiver na defesa, terá 3 cortadores na posição de atacantes.
No sistema 6x0, há 6 cortadores que se alternam nos levantamentos. Pode-se aproveitar um dos atacantes numa posição como cortador e em outras como levantador. É possível também utilizar a infiltração de um dos