A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais.
• Principais definições de Filosofia da educação.
A Filosofia da educação fornece uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
A Filosofia da educação propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procurar novos sentidos e novas interpretações de acordo com novos anseios que podem ser detectado no seio da vida humana.
O Papel da filosofia da educação é levantar questionamentos, procurar a razão, buscar a verdade e se abster do próprio ponto de vista para aceitar a realidade que nos cercam.
Ainda que o homem não tenha consciência educar, ensinar, tornar- se sinônimo de filosofar a educação esteve presente em toda história junto com a filosofia.
• Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo.
A relação da filosofia com a educação existe desde a antiguidade no mundo grego, foram os que deram inicio as discussões sobre a filosofia da educação e viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura.
• A Filosofia antiga.
Refere-se ao um grupo diversificado e que se localiza desde o século VI A.C na Jônia até os primeiros tempos da era cristã, marcou também a queda do império romano do ocidente.
Pela dimensão temporal podemos localizar temáticas dispares que são sistematizadas neste grupo exemplo: a filosofia Socrática: Sócrates é a figura central da filosofia grega embora nunca tenha escrito nada, foi a partir dela que as questões humanas superaram as preocupações sobre o principio ordenador da natureza.
• A filosofia medieval.
O período da filosofia medieval foi marcada pela instauração dos debates, as disputas como o choque em nominalistas e universalistas, houve uma separação dos saberes e dos campos dos conhecimentos a