A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO QUESTIONAMENTO DAS BASES EDUCACIONAIS
Bragança Paulista/ 2012
Flávia Rodrigues Filgueira
A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO QUESTIONAMENTO DAS BASES EDUCACIONAIS
Trabalho da disciplina Filosofia da Educação, do curso Pedagogia do Centro Universitário UniSEB, sob a orientação do professor Luis Fernando Crespo
BRAGANÇA PAULISTA/ 2012
* Principais definições de filosofia da educação;
A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos.
A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
* Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo;
Filosofia antiga A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga - costumamos dizer - com os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos. Mas a filosofia não é compreendida hoje apenas como um saber específico, mas também como uma atitude em relação ao conhecimento, o que faz com que seus temas, seus conceitos e suas descobertas sejam constantemente retomados. A história da filosofia na Antigüidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.
Exemplo da filosofia antiga: Pré-socráticos Os filósofos que viveram antes da época de Sócrates, como Parmênides e