Ciencias sociais
Introdução
Esse trabalho foi criado a partir de dados levantados em sala de aula do curso de contabilidade na modadlidade EAD, onde foi constituiu aplicação e copilação dos dados coletados na entrevistas ao acadêmicos. O questionário foi elaborado com dez perguntas sendo uma pesquisa simples, porém precisa.
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de estimular o trabalho em grupo que envolve boa comunicação e capacidade de cooperação e de fornecer aos coordenadores de EAD um retorno a respeito das expectativas dos estudantes de cada curso. Por meio destes relatórios será possível conhecer melhor o perfil dos estudantes e futuramente fazer adaptações, caso elas sejam necessárias.
Desenvolvimento
A metodologia desenvolvida e aplicada se deu na forma de pesquisa à acadêmicos do curso de Contabilidade da modalidade de ensino a distância (EAD) no mês de novembro de 2011 e teve a participação de 38 alunos. O questionário de dez perguntas abordava as questões sobre critérios de escolha do curso, perspectivas profissional, intelectual e financeira.
Conforme os dados apresentados, ficou sabido que 55% dos alunos são do sexo feminino, 50% tem entre 23 a 27 anos e que 76% tem uma renda de 2 a 4 salário mínimo, ou seja, de R$ 1.090,00 a R$ 2.180,00.
Dos 38 alunos pesquisados, 79% prestam serviços a uma empresa privada, 60% continuaram na mesma empresa e pleiteará uma promoção após a conclusão do curso, 65% esperam um aumento salarial com a graduação e 53% esperam que esse aumento salarial venha na conclusão do curso.
Em relação a expectativa intelectual, 100% dos entrevistados estão cursando sua primeira graduação, 79% pretende cursa uma Pós e também 79% escolheu a modalidade EAD por ter menos tempo, devido a dedicação ao trabalho e familia
Conclusão
A partir destes dados concluímos que os curso na modalidade EAD tem avançando no mercado