Liderança
1. Teoria Clássica: enfatizava unicamente a autoridade formal, considerando apenas a chefia dos níveis hierárquicos superiores sobre os níveis inferiores exclusivamente nos aspectos relacionados com as atividades funções do cargo.
2. Relações Humanas: passou-se a constatar a enorme influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas.
Conceitos de liderança
A liderança é necessária em todos os tipos organizações humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da Administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.
A liderança deve ser considerada em função dos relacionamentos que existem entre as pessoas em uma determinada estrutura social, e não pelo exame de uma série de traços individuais.
1. Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: o líder que comanda o grupo social, devi se comunicar com o mesmo no intuito de canalizar suas forças para um objetivo comum.
2. Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo: um dos fatores que consideram um indivíduo como um líder, são as tomadas de decisões, que iram eliminar as incertezas do grupo no qual está sendo liderado, para que alcance a eficácia.
3. Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados: a liderança consiste basicamente em uma função de necessidades relacionadas ao individuo e o grupo social em que se encontra, dependendo de situações. A relação entre líder e subordinado corresponde a três generalizações:
a. A vida para cada pessoa pode ser vista como uma contínua luta para satisfazer suas necessidades, aliviar tensões e manter o equilíbrio.
b. A maior parte das necessidades individuais em nossa cultura, é satisfeita por meio de relações com outras pessoas e grupos sociais.
c. Para o individuo o processo de se relacionar com outras