Socialismo
O termo Socialismo é comumente usado para referir-se à uma ideologia - um grupo compreensivo de crenças ou idéias a respeito da natureza da sociedade humana e seu estado e à um estado com uma sociedade baseada naquela ideologia.
Os socialistas sempre têm reclamado uma posição acima de todos os valores de igualdade, justiça social, progresso, liberdade individual e felicidade, e eles geralmente têm procurado realizar estes valores da abolição da Economia privada e sua substituição pela “posse pública” (o que é de um é de todos), um sistema ou estado super controlador da produção pela cadeia socialista vão de uma mudança constitucional para uma revolução socialista.
No capitalismo, os meios de produção - terras, máquinas, indústrias, bancos, minas etc. - pertencem a pessoas ou empresas. Ou seja, são propriedade particular (ou privada). No socialismo, ao contrário, os meios de produção são propriedade coletiva ou pública. Quer dizer, pertencente à sociedade e geralmente são controlados pelo Estado. De modo geral, porém, continua existindo a pequena propriedade rural. As pessoas são também proprietárias dos bens individuais: carros, eletrodomésticos, obras de arte, etc.
No capitalismo, a economia visa em primeiro lugar o lucro. No socialismo, o principal objetivo da atividade econômica é atender as necessidades básicas da população - alimentação, saúde, educação, emprego, moradia etc. Nas sociedades socialistas, ninguém pode explorar o trabalho de outra pessoa.
Os países socialistas não formam um conjunto homogêneo, ou seja, não são iguais em tudo. São diferentes, tanto do ponto de vista do desenvolvimento econômico, quanto na forma de organização de suas instituições políticas.
Nos países socialistas, os principais problemas sociais foram resolvidos; todas as pessoas têm alimentação suficiente, condições dignas de moradia, educação gratuita, atendimento médico gratuito, prática de esportes para todos etc. Mas existem ainda muitos problemas: