Gestão estratégica
O presente relatório pretende descrever como foi realizado o percurso do estágio curricular no Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, no âmbito do curso de licenciatura em Serviço Social, da Faculdade Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa. A concretização do estágio tinha como principais objectivos: aprofundar a intervenção em Serviço Social no contexto da realidade social, da politica social vigente e no referencial teórico-metodológico apreendido durante o curso, bem como treinar práticas profissionais em Serviço Social elaborando um projecto de investigação-acção criando condições para a participação da população alvo em todas as etapas deste processo.
O tema central do estágio foi o processo de integração social e académica dos estudantes africanos em Portugal, público-alvo do Gabinete de Apoio ao Estudante da instituição acolhedora, bem como o papel que as instituições públicas e privadas têm no sistema de acção dos mesmos estudantes. O enfoque principal foi a actuação do mesmo Gabinete e a forma de colaboração entre as instituições.
Apesar de um pormenor muitas vezes negligenciado, a colaboração interinstitucional e o trabalho em rede, quando inexistente ou deficitário, diminui a qualidade dos serviços prestados as pessoas mais carenciadas. Foi o que se constatou durante o estagio realizado que uma das causas da difícil integração social e académica dos estudantes africanos está precisamente na falta ou na pouca colaboração entre as instituições, quer a nível nacional, quer nos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Tendo como público-alvo os estudantes africanos, e atendendo que existem poucos estudos sobre eles em Portugal, foi enquadrado a problemática da inclusão social no âmbito geral sobre os imigrantes. Para tal, diferentes visões de vários autores serviram de apoio para a construção de uma quadro teórico que pudesse explicar de forma clara e com rigor as causas e os efeitos das questões