A figura de sócrates
Sócrates foi comparado a Jesus. Os dois não escreveram nada porém tiveram muitas testemunhas que registraram suas historias, Sócrates com os diálogos de Platão e as Memoraveis de Xenofonte e Cristo com os Evangelhos.
Após a morte de Sócrates seus discípulos fundaram escolas para difundir suas mensagens, porém as escolas são muito diferentes entre si, como por ex.: Antistenes que prega a tensão e austeridade e Aristipo que prega o hedonismo.
Um único discípulo de Socrates que triunfou na historia foi Platao. Não se sabe ao certo se devido aos diálogos de Platão terem um forte valor literário ou se pelo fato de sua escola ter sobrevivido durante séculos.
Se as escola e as obras produzidas tivessem sobrevivido teríamos talves outra ideia de Sócrates.
O NÃO-SABER SOCRÁTICO E A CRITICA DO SABER SOFISTICO
Na defesa de Sócrates de Platão durante um discurso de Sócrates esse narra que um de seus amigos Querefonte perguntou ao oráculo de Delfos se existia alguém mais sábio que Sócrates e o oráculo respondeu que não. Sócrates então passa a investigar as pessoas que segundo a tradição grega possuíam sabedoria e que supostamente seriam mais sábios que ele.
Sócrates então chega a conclusão de que todos aqueles que acreditam tudo saber, na verdade nada sabem. Disso se conclui que Sócrates é o mais sábio porque não crê saber o que não sabe.
Portanto, o filosofo nada sabe, porém é consciente de seu não-saber. Sócrates age com ironia: a ignorância dissimulada.
Com essa atitude Socrates não permite que seus interlocutores digam senão o que ele quer desmentir, assim pensando uma coisa e dizendo outra, tinha prazer de usar essa dissimulação.
A missão de Sócrates é fazer que os homens tomem consciência de seu não-saber. O que ele quer dizer é que o saber não é um objeto fabricado, um conteúdo acabado, transmissível diretamente pela escritura ou por qualquer outro meio.
O método filosófico de Sócrates consiste não em responder as perguntas de seus