A falta de limites de crianças da educação infantil
Justificativa
Abordamos este tema por vivência em sala de aula, a indisciplina na sala de aula é cada dia mais alarmante, pois as crianças a partir dos dois anos já demonstram uma falta de limites impressionante.
Sabemos que o comportamento da criança tem se modificado com o passar do tempo e que um dos fatores que muito tem preocupado refere-se à falta de limites evidenciada desde o início da infância, tanto em casa quanto na escola o fator mencionado interfere de forma negativa dificultando a relação entre o adulto e a criança. No caso de crianças que frequentam escolas particulares, a falta de limites pode ser presenciada através da manipulação do aluno, que força o professor a atender as suas vontades sem respeitar os papéis que estão sendo Desempenhados. Conclui-se que manter os limites mesmo em escolas privadas é necessário para que o aluno aprenda a respeitar o professor como um profissional capacitado para educar, evitando que situação manipulativa do aluno em relação ao professor predomine no ambiente escolar.
. Dar limites às crianças na Educação Infantil é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. Começando então, combater a indisciplina. O professor nas aulas da Educação Infantil constrói conhecimentos, firma habilidades, estrutura significações, desperta potencialidades, assim também estabelecendo limites.
Portanto é de suma importância uma análise conjunta: família e escola. A família, pai, mãe e filho, em parceria com a Orientação Educacional ou com os educadores, devem tentar detectar as possíveis falhas e tentar solucionar os problemas da disciplina. Sendo assim, com uma posição firme dos pais de encarar a disciplina como prioridade do filho neste momento, há possibilidade de uma posição pró-ativa