O que são sismos
29
AL 1.1. Absorção de radiação
Fundamento teórico da experiência
A radiação que incide num corpo ou numa determinada superfície pode ser, parcialmente, absorvida, reflectida e transmitida.
A absorção, a reflexão e a transmissão da radiação dependem dos seguintes factores: • do material de que é feito o corpo, da sua espessura e revestimento da superfície (por exemplo, um material opaco pode, apenas, absorver ou reflectir);
• da frequência da radiação incidente (por exemplo, o vidro é um material que se deixa atravessar pela radiação visível, isto é, não absorve essa radiação. No entanto, já absorve a radiação infravermelha).
Há superfícies que são melhores absorsores e emissores da radiação do que outras. Por exemplo, considerem-se dois recipientes, um com a superfície de revestimento negra e o outro com a superfície prateada.
O recipiente revestido a negro tem melhor poder absorsor e melhor poder emissor do que o recipente revestido a prateado, para o mesmo comprimento de onda da radiação.
Isto significa que a superfície negra absorve e emite mais quantidade de radiação do que a superfície prateada, para o mesmo comprimento de onda da radiação.
A superfície negra é um bom absorsor da radiação visível. As superfícies prateadas ou brancas são más absorsoras dessa radiação.
Um mau absorsor da radiação reflecte a maior parte da energia radiante que nele incide. Por isso, nos climas quentes usam-se roupas claras para reflectirem a radiação que nelas incide.
Do mesmo modo, no Alentejo, ou em regiões de elevadas temperaturas, as casas são caiadas de branco para reflectirem a radiação solar, mantendo o interior da habitação fresco.
Qualquer corpo, devido à temperatura a que se encontra, emite radiação electromagnética. A radiação emitida pelo corpo emissor encontra-se numa zona do espectro electromagnético correspondente à zona do visível, à zona do infravermelho ou à zona do ultravioleta.
Algumas notas