O SIGNIFICADO DO LIMITE NA EDUCA O DAS CRIAN AS C pia
As escolas de educação infantil há pouco tempo, não era considerada como um instrumento para educar e formar crianças mas sim um lugar de cuidados e de recreação enquanto os pais trabalhassem.
As exigências da sociedade mudaram com relação a isso e foi necessária a criação e a adequação de uma metodologia de ensino, além da própria capacitação dos professores a essa nova realidade. Muito mais que isso as vezes acabam assumindo a responsabilidade dos pais em relação as crianças.
Segundo Poli (2010, p.41), “Muitos pais tem educado os filhos sem dar limite e sem autoridade e isso acaba por refletir na falta de respeito da criança pelo professor e pelas outras pessoas. O professor precisa estabelecer e assumir sua autoridade de professor na escola, para tornar visível a educação e a formação adequada da criança.
Já para Tiba (1996,p.170), pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno.
Trazendo esse ensinamento para o âmbito educacional, devemos levar em consideração que crianças nessa idade, estão em uma fase da vida em que dependem intensamente do adulto para sua educação e sobrevivência.
A experiência da criança na educação infantil é diferente do aprendizado dos anos seguintes, mas o que ela aprender terá grande valor para a sua vida.
Assim, Poli (2010 p.37), lembra que “ toda criança precisa de referências colocadas pelos pais e pelos professores, para crescer de modo saudável, pois isso a tranquiliza, melhora sua autoestima e lhe dá segurança para se desenvolver.
Sendo o professor uma peça chave para a construção da criança Poli (2010,p.52), comenta que:
É fundamental que o professor identifique as dificuldades do aluno no cotidiano. Para isso, é preciso observar com cuidado e analisar o comportamento de cada criança. Conversar muito com ela também é algo que vai ajudar a perceber suas dificuldades e seus recuos. Quando melhor conhecermos cada criança particularmente,