RELATORIO PINESC
1473 palavras
6 páginas
RelatórioFalta de limites
O objetivo desse relatório é relacionar a parte teórica, referente falta de limites na educação, e a parte pratica realizada no CEINF Corderinho de Jesus, localizada no bairro José Abraão, com alunos do jardim II, de 3 a 4 anos. Em visita inicial foi comentado e observado a falta de limites, normas, regras, situação que nos levou a discutir e pesquisar sobre o tema.
O dicionário Aurélio define “por limites como ponto que não deve ou se pode ultrapassar” porem, o conceito de limites vai alem, é entendido como regra de como o mundo funciona e pode ser considerado a base da cidadania, sem limites a criança terá dificuldade para a se adaptar a vida em grupo. Dentro de uma sociedade reguladora é preciso definir quais são os limites que a criança deve ter para experimentar essas regras visando à construção da sua identidade e sua interação com o meio que esta inserida.
Conforme o artigo sobre falta de limites na educação infantil, por Ana A. e Isamara V., crianças não se limitam sozinhas, elas precisam de um fator externo, que ela não entende e não conhece, e somente a partir de suas aprendizagem, proporcionadas pela família e o professor, que o sujeito forma a sua capacidade de respeitar e superar limites.
A família é o alicerce no processo de educação e limites das crianças, alem de ser a forma mais efetiva, devendo estar presente em todos os momentos da vida dos filhos.
Segundo Cris Poli “assumir a responsabilidade pela educação de seus filhos é tomar consciência da necessidade de estar mais presente na vida deles e de lhes dar mais atenção. É saber que ser justo e coerente em suas atitudes faz uma grande diferença, que é fundamental informar-se sobre como conduzir corretamente o funcionamento do dia-dia em sua casa e cuidar para que o relacionamento entre todos - pai, mãe, filho e irmão - seja saudável e construtivo”.
Devido ao crescimento do capitalismo e a introdução da mulher no mercado do trabalho, o tempo dedicado a educação