historia
Caracterização da sociedade de consumo do mundo capitalista
Sociedade de consumo, é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa etapa avançada de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis pela elevada produção dos mesmos. O conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo. A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão uniformizados. O surgimento da sociedade de consumo decorre diretamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme abundância de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro. As principais características da sociedade de consumo são as seguintes:
Para a maioria dos bens, a oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que inspiram o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
A maioria dos produtos e serviços estão normalizados e os seus métodos de fabrico baseiam-se na produção em série o que permita o escoamento permanente dos produtos e serviços.
Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social.
Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).
Impacto no