Limite na educação infantil
Trabalho apresentado ao Curso de ..........
Orientador:
PANCAS
2011
Resumo
Este trabalho se atém em analisar a importância de se estabelecer limites na educação infantil, o que atualmente tem sido um desafio, contudo, na busca pela harmonia ao se relacionar, a criança tem como alicerce, a família e a escola. Não sendo ela instruída a ter limites, cresce com uma deformação na percepção do outro, onde as conseqüências são desagradáveis, pois, torna-se incapaz de tolerar frustrações e contrariedades, e, sendo hoje, a sociedade, deficiente em produzir regras e limites, “sociedade sem valores”, traz reflexos negativos no comportamento do educando em sala de aula, havendo necessidade precípua da família e da escola a perceberem que limites são primordiais na construção de valores pessoais, a possibilitar a criança, acolher e respeitar diferentes opiniões e sentimentos. Atualmente, a indisciplina é alarmante, sendo visíveis às mudanças de comportamento social, também notável o que essas tem ocasionado em nossas crianças. A sociedade passa por transformações, algumas excelentes para seu desenvolvimento, mas outras não tão boas assim, trazendo inúmeros prejuízos.
Palavras-chave: Limites. Educação Infantil. Sociedade. Família. Escola.
1. Introdução
O presente estudo tem como tema a importância do limite na pré – escola focando nos mecanismos mais adequados para que o desenvolvimento da criança em fase pré – escolar possa se dar de uma forma saudável apropriando-se dos valores e de sua cultura, reconhecendo a importância do sujeito, da disciplina e dos limites na educação infantil analisando o seu desenvolvimento em cada etapa de vida; verificando a necessidade de os profissionais entenderem os limites como construção de valores pessoais.
Na fase pré – escolar, a palavra limite não se restringe somente às potencialidades físicas da criança e situação no grupo. O significado se estende até a tolerância em