A face oculta das organizações
JULIO CESAR LEACHI – RA 1111191
LUCAS
ORLANDO
IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
CAP 9 - A FACE REPUGNANTE
(RESUMO)
São Bernardo do Campo
1º sem. 2011
[pic]
JULIO CESAR LEACHI – RA 1111191
LUCAS
ORLANDO
IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
CAP 9 - A FACE REPUGNANTE
(RESUMO)
Trabalho sobre o livro “Imagens da Organização”. Resumo do capítulo 9 apresentado à disciplina Administração Geral, no primeiro semestre matutino) do Curso Informática para Negócios, sob a orientação do prof. Me.Antônio Carlos (Tony).
São Bernardo do Campo
1º sem. 2011
RESUMO
CAP. 9 “A FACE REPUGNANTE”
As Organizações Vistas como Instrumentos de Dominação
A cada dia somos bombardeados com alimentos industrializados que a longo prazo pode provocar inúmeras doenças.
A poluição ambiental expelida pelas industrias poluem mananciais, lagos e acabam por contaminar lençóis freáticos, comprometendo até a sobrevivência futura.
Trabalhar em muitas organizações pode ser demasiadamente perigoso, pois muitas organizações não prezam pelo cuidado e pela segurança de seus colaboradores.
No terceiro mundo as multinacionais não tem a menor consideração com a população local no que diz respeito a saúde e sobrevivência.
Este quadro terrível reflete o que o primeiro ministro inglês Edward Heath descreveu como a “face repugnante” da vida organizacional.
Organizações como dominação
Ao longo da história, as organizações se mostram como fonte dominadora dos homens que desde a construção da pirâmides até os dias de hoje, tudo gira em torno do uso da mão de uma maioria trabalhadora exercendo obrigações que satisfazem ao interesse da minoria.
Este aspecto da organização tornou-se foco de estudo que atraiu pessoas como Karl Marx, Max Weber e Robert Michels.
Weber destacou que a dominação organizacional pode ocorrer de maneiras diferentes, como pela coação direta ou por regras que sutilmente estabelece uma vontade predominante sobre os outros.
Weber