Trabalho
Em uma organização, a formalização materializa-se na quantidade de manuais, nas comunicações internas, nos códigos de conduta, na padronização de processos de trabalhos e no pouco espaço aberto para a comunicação oral. Horários fixos de trabalho, controle da hora de entrada e saída do local de trabalho, uso excessivo de relatórios, aplicação de penalidades formais, linha de produção em que uma peça passa sempre na mesma direção são apenas alguns exemplos de formalização. Em outras palavras, a formalização é uma dimensão que se refere ao grau de controle da organização sobre o indivíduo. Ela reduz a capacidade de decisão e autonomia dos membros organizacionais, especificando a forma e os limites de atuação no lugar de trabalho e definindo, em algum grau, seu comportamento.
Poder e estruturas organizacionais
As estruturas organizacionais têm como propósito controlar as atividades da empresa e são impostas para que os indivíduos se conformem às exigências da organização. Assim, a base da estrutura organizacional reside no exercício do poder. Poder: Capacidade de exercer influencia sobre uma pessoa ou grupo, de forma a alterar seu comportamento. Autoridade de Linha: Poder de comandar, coordenar e controlar os subordinados na execução de tarefas especificas relacionadas com as atividades finais da organização. Autoridade de acessório: Capacidade de influenciar, aconselhando e prestando assistencia aos gestores de linha na execução das suas funções.
Tipos de autoridade na organização
A autoridade e uma forma de poder relacionado com a estrutura organizacional. As estruturas organizacionais especificam as fontes formais do exercício de poder nas organizações, já que estabelecem as posições que têm autoridade sobre as outras.
Existem, porém, diferentes categorias de autoridade nas organizações, podendo-se distinguir entre autoridade de linha e autoridade de assessoria .
Tipos e fontes de poder
A autoridade não é a única