A fabricação de o tráfico ilegal de armas
- Indústria Bélica
A indústria bélica, armamentista ou militar é o comércio e a indústria global que fabrica e vende armas e munições, equipamentos e tecnologia militar. É a indústria governamental ou privada envolvida na produção, desenvolvimento e serviços de materiais, equipamentos e instalações militares. As empresas produtoras de armas produzem os mais diversos tipos de armas principalmente para as forças armadas de quase todas as nações. Armas de fogo, mísseis, aeronaves, veículos e embarcações militares, entre outros, são os subprodutos da indústria bélica.
Têm, portanto, um papel significativo no próprio desenvolvimento da ciência e da tecnologia, principalmente em tempos de guerras.
Cerca de 2000 trilhão de dólares são gastos na indústria militar todos os anos, cerca de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, embora em 1990 esse gasto tenha correspondido a cerca de 4% do PIB mundial. O conjunto de vendas das 100 armas mais vendidas corresponderam a cerca de 315 bilhões de dólares em 2006. O comércio internacional de armas em 2004 movimentou mais de 30 bilhões de dólares, embora tenha caído pela metade em 2008.
Muitos países industrializados têm uma indústria bélica doméstica que satisfazem suas próprias forças armadas. Outros países permitem o comércio legal de algumas armas permitidas para a população civil com poucas restrições, como nos Estados Unidos, enquanto que em outros existe uma extensa rede de comércio ilegal de armas, também nesses países, mas principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. - O Tráfico
O tráfico de armas é o fornecimento de armas ou munição a entidades (grupo de combatentes, organização criminosa, ou Estado) em violação às normas internacionais sobre a venda de armas. Sua definição ainda não está clara, muitas vendas de armas são feitas no "mercado negro" de armamentos.
Segundo as Nações Unidas, o tráfico de armas é a terceira maior atividade criminosa do