Trafico de armas
O tráfico de armas é a terceira maior atividade criminosa do mundo, atrás do narcotráfico e do tráfico humano. Em 2004, estimou-se que cerca de 500 milhões de armas de pequeno porte estavam em circulação no mundo , armas que não estão sujeitas a qualquer tratado internacional - incluindo mais de 100 milhões na África, há uma arma para 12 pessoas .
O valor total do mercado mundial de armas é estimado cerca de US $ 60 bilhões por ano, com cerca de 8.000 milhões dólares americanos atribuídos a pistolas, rifles, metralhadoras e munições. O total do comércio ilegal de armas é mais difícil de estimar, mas o mercado das armas ligeiras ilícitas foi estimado em 10-20% do total do comércio mundial de armas.
Normalmente as armas entram por vias aéreas e marítimas sendo que, os traficantes passam uma pequena carga via terrestre para despistar a atenção aérea e marítima da polícia e então a maior carga de armas passa despercebida. Os traficantes usam rodovias estaduais até chegar aos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo, as armas são exportadas principalmente pelo Paraguai, outros países que exportam armas ilegais para o Brasil é os EUA, Argentina, Bolívia, Filipinas e Uruguai.
Além de Rio de Janeiro e São Paulo, os traficantes estão usando outras rotas para a entrada de armas no país como: Foz do Iguaçu, Mato Grosso do Sul e a mais freqüente de todas é a cidade gaúcha Uruguaiana.
De acordo com a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), os traficantes que estão presos contam com a ajuda de seus advogados que passam a fazer parte dos negócios clandestinos para beneficiar seus clientes. Segundo os próprios traficantes, a polícia hoje desempenha uma importante função no tráfico que é