A experiência de hawthorne
GABRIELA BRUNO
GABRIELA FONTES
VINICIUS RIBEIRO
PROF. Ms. ROSANY SCARPATI RIGUETTI
ADMINISTRAÇÃO GERAL
FACULDADE NOVO MILÊNIO
RESUMO: O texto apresenta o tema voltado para a Experiência de Hawthorne, desenvolvida em 1927, sob coordenação de Elton Mayo. São enfatizadas as pesquisas referentes ao estudo dos acidentes de trabalho, da fadiga, da rotatividade do pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Por fim, verifica-se a existência de uma organização informal, abrindo as portas para um novo campo de abordagem da Administração.
Palavras-chave: Produção. Experiência. Organização.
A Teoria das Relações Humanas surgiu da necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, destoando dos conceitos mecanicistas e rígidos da Teoria Clássica. Pode-se dizer que a Teoria das Relações Humanas foi caracterizada como um movimento voltado para a democratização dos conceitos administrativos. A Teoria Clássica foi posta em xeque a partir das conclusões da experiência de Hawthorne.
Em 1927, foi iniciada uma experiência para pesquisar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários, em uma fábrica de Chicago chamada Western Eletric Company. A fábrica produzia equipamentos para empresas telefônicas, e contava com cerca de 40 mil empregados. Era caracterizada pela preocupação com o bem estar de seus funcionários, o que lhe proporcionava um clima constantemente sadio de relações industriais. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas sim em conhecer melhor os seus funcionários.
A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se ao estudo dos acidentes de trabalho, da fadiga, da rotatividade do pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. A primeira experiência tinha por finalidade medir a influência da iluminação sobre o desempenho dos operários. Foi