O feudalismo e suas relações de economia, cultura e sociedade
O FEUDALISMO E SUAS RELAÇÕES DE ECONOMIA, CULTURA E SOCIEDADE.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende fazer uma breve sintetização de conceitos estudados durante o segundo semestre deste curso, uma busca aos conhecimentos adquiridos no semestre anterior, uma resgate aos conceitos estudados e a aplicação dos mesmos em diferentes momentos da história. Em seguida alguns pontos importantes do Feudalismo, sua organização política e social e uma breve explanação sobre como este período histórico ocorreu e como influenciou a sociedade da época.
CONCEITUAÇÃO DE TERMOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
TEORIA DA HISTÓRIA
História : É o estudo dos homens no tempo, devemos pensar nos possíveis significados de homem e tempo. Tempo: Os homens entendem o tempo como uma dimensão inseparável da vida humana. Documento: Qualquer expressão do pensamento humano, base material, que sirva para a expansão do pensamento e esteja disponível para estudo e observação. O documento não equivale ao texto , mas ao acesso a uma evidência. Monumento: Qualquer obra intelectual ou material que pelo seu alto valor passa à posteridade.
HISTORIOGRAFIA:
Escola dos Annales: É um movimento historiográfico que se constituiu em torno do periódico acadêmico francês, durante a primeira metade do século XX, tendo se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais e da História. Nova Esquerda Inglesa: Termo utilizado para se referir aos movimentos políticos de esquerda surgidos a partir da década de 1960. Contexto Histórico: Tempo e espaço que envolvem o acontecimento histórico, momento da