a excitação ritmica do coracao
O coração é dotado de um sistema especial para gerar impulsos elétrico ritmicos que causam contrações ritmicas do miocardio e conduzir esses impulsos, rapidamente, por todo o coracao. Quando esse sistema funciona corretamente, os atrios se contraem, aproximadamente, um sexto de segundo antes da contracao ventricular, o que permite o enchimento dos venticulos, antes de bombearem o sangue para os pulmoes e para a circulacao periferica. Outra caracteristica especial desse sistema é que ele faz com que as diferentes porcoes do ventriculo se contraiam quase simultaneamente, o que é essencial para gerar pressao. Com o maximo de eficiencia, as camaras ventriculares.
O sistema excitatório e condutor especializado do coração
No nodo sinusal ou nodo sinoatrial, é gerado o impulso rítmico normal; nas vias intermodais, ocorre a condução do impulso do nodo sinusal ao nodo atrioventricular, no qual o impulso, vindo dos átrios é retardado antes de passar aos ventrículos; o feixe átrio ventricular conduz o impulso dos átrios para os ventrículos, e os ramos direito e esquerdo do feixe de fibras de Purkinjie, conduzem o impulso cardíaco para todas as partes do ventrículo.
Ritmicidade elétrica automática das fibras sinusais
Algumas fibras cardíacas tem a capacidade de auto excitação, processo que pode causar descarga automática rítmica e, consequentemente, contrações rítmicas. Isso é de modo especial, valido para as fibras do sistema condutor especializado cardíaco, incluindo as fibras do nodo sinusal. Por essa razão, o nodo sinusal, controla, normalmente, a frequência dos batimentos de todo o coração.
Auto excitação das fibras do nodo sinusal
Em virtude da alta concentração de íons sódio no liquido extracelular, por fora da fibra nodal, além do numero razoável de canais de sódio já abertos, os íons positivos de sódio tendem a vazar para o interior dessas células. E é por isso que, entre os batimentos cardíacos, o