Fisiologia Cardiovascular
Fisiologia do musculo cardíaco O coração é formado por três tipos de musculo: o atrial, ventricular e fibras musculares especializadas excitatórias e condutoras. O musculo atrial e ventricular contrai-se de forma parecida com o musculo liso, mas a duração da contração é maior. As fibras excitatórias e condutoras se contraem muito fracamente, mas exibem ritmicidade e velocidade da condução variável, formando um sistema excitatório que controla a ritmicidade da contração cardíaca.
Anatomia funcional do musculo cardíaco O musculo cardíaco é estriado, tem miofibrilas típicas que contem filamentos de actina e de miosina, esses filamentos ficam lado a lado e deslizam uns sobre os outros durante a contração.
O musculo cardíaco como um sincício As células escuras das fibras musculares são chamadas discos intercalares, são membranas celulares que separam células musculares cardíacas individuais umas das outras, as fibras musculares cardíacas são formadas por muitas células individuais, conectadas uma às outras. As junções comunicantes permitem que os íons se difundam livremente pelas células. Os íons se movem com facilidade pelo liquido intercelular, de modo que o potencial de ação trafega de uma célula muscular cardíaca para a próxima, passando pelos discos intercelulares com restrição muito pequena. O musculo cardíaco é um sincício onde suas células estão interconectadas de tal modo que, quando uma é excitada, o potencial de ação se propaga para todas as demais. Os átrios e ventrículos não se contraem juntos, o átrio se contraem pouco antes do ventrículo e isso é importante para a eficiência do bombeamento cardíaco.
Potenciais