Fisiologia cardiovascular
Nessa
cardiovascular,
unidade
estudaremos
as
características
as propriedades dos vasos sanguíneos,
do
sistema
os controles
homeostáticos que regulam o fluxo de sangue e o controle da pressão arterial.
Objetivos:
Após o estudo dessa unidade você devera ser capaz de;
Entender o funcionamento do sistema cardiovascular;
Definir os diferentes vasos sanguíneos
Descrever o funcionamento do coração
Entender o controle da pressão arterial.
4.1 INTRODUÇÃO
O coração é um órgão do sistema cardiovascular situado entre dois pulmões. Seu tamanho pode ser comparado ao de um punho fechado, sendo seu peso de cerca 300g.
O sistema nervoso autonômico (ver SNA unidade II) influência diretamente as principais variáveis do sistema cardiovascular e a ativação e desativação reflexa do SNA determinam ajustes de trabalho cardíaco e resistência periférica.
O sistema circulatório serve de transporte e distribuição de substâncias essênciais para os tecidos (O2) e remove produtos finais do metabolismo
(CO2).
A excitação espontânea do coração gera atividade elétrica suficiente para excitar fibras nervosas e estimular o músculo cardíaco.
De forma simplificada, podemos dizer que o sistema cardiovascular [e composto por uma série de tubos (vasos sanguíneos) que transportam um fluido (sangue). Esses tubos sanguíneos estão conectados a uma bomba (o coração). O coração gera uma pressão, essa pressão gerada propulsiona o sangue através do sistema de condução de forma continua.
O sangue capta o oxigênio (O2) ao passar pelos pulmões e leva até os tecidos, enquanto que ao passar pelos tecidos capta o CO 2 e leva até os pulmões para ser eliminado.
4.2 FISIOLOGIA DO CORAÇÃO
O músculo cardíaco é constituído por células com aspecto alongado, chamadas cardiomiocitos. Conforme estudado na antomia, a espessura da parede do coração tem três tipos histológicos bem definidos: endocárdio, miocárdio e