A excitação ritmica do coração
No coração há um sistema especializado que permite a geração de impulsos rítmicos que provocam a contração do miocárdio e para condução rápida desses impulsos por todo o coração.
O Nodo Sinusal
O nodo sinusal é uma pequena região achatada formada por fibras, e são responsáveis pela geração dos impulsos rítmicos do coração. Qualquer potencial de ação iniciado no nodo sinusal reflete diretamente nos átrios.
Ritcimidade Elétrica Automática das Fibras sinoatriais
Em condições normais o nodo sinusal controla a frequência de todo coração, pois no nodo sinusal há fibras cardíacas que tem a capacidade de auto-excitação, ou seja, essas fibras podem causar descargas automática rítmica e contração.
Mecanismos da ritmicidade do nodo sinusal (SA)
O músculo cardíaco possui três diferentes tipos de canais iônicos, que desempenham funções importantes nas variações do potencial de ação, são eles: canais rápidos de sódio; canais lentos de cálcio-sódio e canais de potássio. O funcionamento desses canais promove o potencial de ação.
Vias Internodais e Transmissão do impulso Cardíaco pelos Átrios
As fibras do nodo sinusal se fundem com as fibras musculares atriais, desse modo o potencial de ação gerado no nodo sinusal se difundem através dessas fibras e se propagam em toda através de toda musculatura dos átrios e eventualmente atinge o nodo AV.
Nodo AV e o Retardo na Condução do Impulso dos Átrios para os Ventrículos
O sistema de condução está organizado de maneira que o impulso não se propaga rápido entre átrios e ventrículos. Entre átrios e ventrículos há o nodo Atrioventricular (AV), esse nodo AV causa um retardo no impulso, esse retardo fornece tempo para átrios esvaziarem o excesso de sangue nos ventrículos.
Transmissão no Sistema de Purkinje
São fibras relativamente grandes que transmitem potencial de ação muito rápido, essa rapidez na condução permite a transmissão quase imediata do impulso cardíaco por todo o ventrículo. As