Ritmo cardíaco
EXCITAÇÃO RÍTMICA DO CORAÇÃO
O coração é dotado de um sistema especial para gerar impulsos elétricos rítmicos que causam contrações rítmicas do miocárdio conduzindo esses impulsos rapidamente por todo o coração. Quando ele funciona normalmente os átrios se contraem aproximadamente um sexto de segundo antes da contração ventricular, permitindo o enchimento dos ventrículos, antes de bombearem o sangue para os pulmões e para a circulação periférica. Outra característica desse sistema é que ele faz com que diferentes porções do ventrículo se contraiam quase que simultaneamente, o que é essencial para gerar pressão, com eficiência máxima, nas câmaras ventriculares.
O nodo sinusal é uma faixa achada de m. cardíaco especializado, situado na parede póstero - lateral superior do AD, logo após a desembocadura da Veia Cava Superior, que tem capacidade de autoexcitação, controlando a frequência de batimentos de todo o coração. É também denominado de marcapasso cardíaco, pois sua descarga é muito mais rápida que a autoexcitação de qualquer outra porção do coração, sendo que suas fibras se conectam diretamente às fibras musculares atriais, de modo que qualquer potencial de ação que se inicie no nodo sinusal se difunde de imediato para a parede do m. atrial.
As extremidades do nodo sinusal conectam-se diretamente ao tecido muscular atrial circundante. Portanto, potenciais de ação originados do nó- sinusal, se propagam para diante por essas fibras musculares atriais. Desse modo, o potencial de ação se espalha por toda massa muscular atrial e, por fim, até o nodo A-V através das vias internodais anterior, média e posterior.
O nodo A-V está situado na parede