Dáfnias
ESCOLA SECUNDÁRIA DA PORTELA
Trabalho investigativo – as Daphnias
Biologia e Geologia 10 º ano
Novembro 2014
Trabalho realizado por:
João Carvalho nº 11
Filipe Dias nº
Catarina Gomes nº
Caracterização das daphnias (pesquisa bibliográfica)
As Dáphnias são um género de crustáceos da ordem Cladocera pertencentes ao reino Animalia que habitam em meios aquáticos. Têm uma esperança média de vida de aproximadamente 1 ano e alimentam-se principalmente de plâncton e detritos orgânicos. A sua população é maioritariamente composta por fêmeas. Devido ao facto destes animais terem um exoesqueleto transparente, é possível observar ao microscópio todas as partes que o constituem, desde o coração a bater até ao desenvolvimento embrionário na sua cavidade incubadora. Por esta razão são muitas vezes usados para experiências laboratoriais.
Observação da Dápnhia
1. Elabora uma preparação microscópica, colocando uma Daphnia Magna sobre uma fina película de algodão por cima da lâmina escavada.
2. Observa a preparação ao microscópio, identificando o coração da Daphnia Magna e outras estruturas.
Esquema da observação. Efetuar a legenda com base em pesquisa bibliográfica.
Ampliação X 50
Tema de investigação: Testar o efeito de drogas (Nicotina, Álcool e Cafeína) no ritmo cardíaco
Introdução
A cafeína é uma das droga mais consumida no planeta, é considerada um composto químico, principalmente extraída das plantas. A cafeína atua no sistema nervoso central. É vulgarmente encontrada no café e nas bebidas energéticas.
Depois de a cafeína ser ingerida e posteriormente absorvida para a corrente sanguínea causa um “despertar” do ser vivo pois contrai os vasos sanguíneos e aumenta o ritmo cardíaco.
Para testar o efeito da cafeína, elaborou-se uma experiência que consiste em comparar os batimentos cardíacos da Dáphnia antes e depois de esta absorver a cafeína.
Problema de investigação: