indicadores
É um tipo de software específico usado para criar, armazenar, organizar e acessar dados a partir de um banco de dados. O DBMS livra o programador ou o usuário final da tarefa de entender onde e como os dados estão realmente armazenados, separando visões lógica e física dos dados.
Um DBMS possui recursos e ferramentas para organizar, administrar e acessar os dados do banco de dados. Os mais importantes são o recurso de dados, o dicionário de dados e a linguagem de manipulação de dados.
Data warehouses
É um banco de dados que armazena dados correntes e históricos de potencial interesse para os tomadores de decisão de toda a empresa. Os dados originam-se de muitos sistemas operacionais centrais, como sistema de vendas, contas de cliente e manufatura, podendo incluir ainda dados advindos de transações em sites. O data warehouses consolida e padroniza as informações oriundas de diferentes bancos de dados operacionais, de modo que elas possam se usadas por toda a empresa para análise gerencial e tomada de decisões.
NOS (Networking operating system)
Roteia e administra comunicações e coordena os recursos de rede. Esse sistema pode residir em todos os computadores da rede ou em um único servidor designado para todas as aplicações. Dentro de uma rede, um computador servidor é um computador que realiza importantes funções de rede para computadores clientes, tais como mostrar páginas da Web, armazenar dados e armazenar o sistema operacional de rede.
TCP/IP (Transmission control protocol/Internet protocol)
Este sistema oferece um método de consenso universal para fragmentar mensagens digitais em pacotes, rotear esses pacotes até os endereços apropriados e, depois, remontá-los em mensagens coerentes.
Usa um conjunto de protocolos, sendo os principais deles o TCP e o IP. TCP significa Transmission control protocol (TCP), o qual lida como o movimento de dados entre computadores. O TCP estabelece conexão entre os