A evolução sindical
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CARACTERÍSTICAS DE MUDANÇAS
RESUMINDO O HISTÓRICO
DISTINÇÃO ENTRE SINDICATOS E SINDICALISMO
EDUCAÇÃO SINDICAL NO BRASIL
PERSPECTIVAS IDEOLÓGICAS
ANEXO - ABORDANDO A NEGOCIAÇÃO COLETIVA
INTRODUÇÃO
Nossa proposta aqui é apresentar uma coletânea de textos que favoreçam um visão global dos tópicos sobre sindicatos, sua evolução histórica, implicações e análises sob pontos de vista sociais, políticos e econômicos.
O assunto é vasto, e apresentar uma crítica a respeito requereria muito mais espaço e estudo, mas sentimo-nos satisfeitos por desenvolver, o assunto sob diversos ângulos, o que permitiu conhecer de maneira mais profunda os aspectos que envolvem o tema, tão discutido atualmente.
Como profissionais da área de Recursos Humanos, sabemos que os principais requisitos para nossa intervenção em um processo de negociação são: poder de diálogo; ouvir com atenção; programar e planejar a intervenção com dados estatísticos e relatórios; ser firmes; e demonstrar bom senso.
Cabe acrescentar a importância da análise social, conhecimentos sobre a CLT, dados da cultura da empresa e história pessoal/profissional (quando possível) dos participantes do processo de negociação.
Em resumo, obter todas as informações para apresentá-la durante o decorrer do processo, tendo em vista que os negociadores, dos dois lados, têm interesses a serem defendidos, mas não podemos "ficar em cima do muro". Assumir posição, defende-la e conquistar espaços aumentará a credibilidade, que será concretizada na medida em que também nos comprometemos na manutenção sistemática das condições negociadas.
Embora pretendamos desenvolver o assunto desde seu surgimento histórico, abordaremos aqui a importância da análise nas mudanças de rumo do sindicalismo, que permitirá o conhecimento das características das lideranças sindicais.
CARACTERÍSTICAS DAS MUDANÇAS
O movimento sindical, que ressurgiu na segunda metade da década de 70 (depois dos