tecnologia
INTRODUÇÃO
Em virtude das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente empresarial, ganhou expressão um novo conceito sobre Administração de Recursos Humanos: o Sistema de Gestão de Pessoas por Competências.
Este sistema pode substituir os sistemas tradicionais, baseados no cargo, que ainda hoje são largamente adotados apesar de suas deficiências e desvantagens em relação ao sistema baseados nas competências individuais.
O trabalho explora a transição dos sistemas tradicionais de gestão de pessoas para o
Sistema de Gestão por Competências, de modo a mostrar o funcionamento de ambos, comparando suas vantagens e pontos de atenção.
Dessa maneira, o trabalho analisa
os fatores que levaram ao surgimento e
popularização do sistema de gestão baseado nos cargos, assim como os fatores que hoje o tornam objeto de várias críticas.
Paralelamente, são mostrados os princípios básicos do sistema de gestão por competências, suas principais vantagens, bem como os fatores que levam à sua adoção.
Em função do exposto nesse trabalho, na primeira parte, objetiva-se conceituar e contar a história da remuneração, na segunda parte, objetiva-se conceituar e explicar a remuneração por competência e na terceira parte, conclui todos os estudos.
10
1 – REMUNERAÇÃO
Remunerar é uma das principais funções da organização: por essa razão, está sempre merecendo especial atenção dos acionistas, dirigentes e administradores de empresas. Com o passar dos tempos, contudo, a remuneração ganhou maior relevância, levando a administração dessa área a adquirir um matriz todo especial, na medida em que se foi percebido a grandeza dessa figura no contexto geral do trabalhador.
1.1 - Conceito de Remuneração
A remuneração é uma forma de compensação ao indivíduo que trabalha, que executa tarefas imprescindíveis ao sucesso de uma empresa. Como esse indivíduo, dentro de uma organização, é o parceiro mais chegado, mais próximo à política financeira, a forma de salário