Texto que retrata a evolução das relações sindicais no brasil
A expressão Dinâmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944, onde tratava da relação entre teoria e pratica em Psicologia Social
Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através de Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conhecimentos.
A dinâmica de grupo é uma das técnicas utilizadas no processo seletivo, que faz parte de um conjunto de instrumentos para avaliar o candidato. Sua finalidade é auxiliar a revelar ao selecionador se o candidato apresenta as características profissionais e pessoais que a empresa está buscando. Esta técnica consiste em oferecer algumas situações que possam colocar o grupo em funcionamento, a fim de que se estabeleça uma dinâmica, de tal forma que os candidatos venham a se expor.
Embora as etapas e propostas das dinâmicas mudem de uma empresa para outra, de modo geral, elas consistem de três etapas:
1. apresentação e/ou aquecimento, que tem a finalidade promover um entrosamento inicial entre os membros do grupo;
2. atividade principal, que pode ser dividida em três tipos básicos: O primeiro tipo seria o de realização ou execução, no qual os candidatos devem criar e construir um produto ou projeto; o segundo é o situacional, no qual os candidatos devem propor soluções diante da apresentação de um problema e o terceiro seria a comunicação, na qual os candidatos deverão discutir e desenvolver uma argumentação pertinente a um tema ou história proposta.
Estas atividades grupais possibilitam que algumas características dos candidatos se revelem e, assim, permitam ao selecionador avaliar a compatibilidade entre o candidato e a vaga oferecida. Em geral, os seguintes aspectos são observados:
1. características gerais