A EVOLUÇÃO DA QUÍMICA NOS MATERIAIS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
1 INTRODUÇÃO
O segmento da química tem sido cada vez mais importante na construção civil, especialmente porque as novas tecnologias construtivas exigem produtos mais técnicos e específicos para as variadas aplicações. Mesmo as soluções mais simples que chegam ao mercado têm sua origem no segmento de químicos.
Ela está presente não só na formulação de matérias-primas utilizadas em produtos dirigidos à construção civil, mas também em produtos prontos que, adicionados a outros itens, melhoram seu desempenho. Exemplo disso são os aditivos químicos elaborados a partir de resinas naturais que, adicionados ao concreto e às argamassas de cimento e areia, conferem excelentes características de plasticidade, trabalhabilidade e outras propriedades, reduzindo a formação de trincas por retração e aumento da resistência, uma vez que reduzem a quantidade de água a ser utilizada.
A química exerce a cada ano uma maior influência no mercado da construção civil, substituindo as práticas antigas pelas mais modernas e agilizando como um todo o processo construtivo.
A construção torna-se mais limpa e rápida na medida em que a química ganha espaço.
2 A QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL
A Química está presente em sua casa ou apartamento. E está presente em todos os cômodos de sua residência. Nas paredes há elementos como dióxido de titânio, poli (acetato de vinila), acetato de etila, acrilato de etila e lacas de nitrocelulose, entre muitos outros possíveis, ela está presente na formulação das tintas que revestem e dão aquele colorido repousante na sua casa.
Escondido nas paredes, o poli (cloreto de vinila), mais conhecido por sua sigla, PVC, conduz água e eletricidade para todos os pontos da sua casa com a vantagem de não ser atacado pela umidade, para desespero de encanadores e eletricistas. Aliás, os fios e cabos elétricos também são revestidos com PVC. Resinas fenólicas e