Introdução a engenharia civil
A Engenharia Civil, para atender e satisfazer suas premissas toma como ferramenta a interação com outras engenharias, dessa parceria, nascem projetos ousados e cada vez mais funcionais. Contudo é de suma importância que o profissional saiba a natureza de cada material utilizado na realização de uma obra. Sua origem, sua constituição e sua função.
INTERAÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL COM OUTRAS ÁREAS DA ENGENHARIA
A Engenharia Civil necessita de uma interação direta com alguns ramos de engenharia, pois se fosse diferente, o engenheiro civil teria que agregar um vasto domínio nessas áreas, demandando uma centralização do trabalho num grupo seleto de profissionais. Dessa forma, a probabilidade de erros seria proporcionalmente maior. A partir dessa necessidade, os vários ramos da engenharia foram criados, especializando e concentrando conhecimento em determinadas áreas da construção civil. A seguir, serão elencados alguns ramos de engenharia ligados diretamente com a Engenharia Civil.
1) Engenharia de Agrimensura - O engenheiro agrimensor é o profissional qualificado para analisar o ambiente onde vai ser feita determinada obra, e após seu início vai monitorar seu andamento e procurar mapear determinados problemas que aparecerão em seu decurso. Os Engenheiros Agrimensores são necessários em canteiros de obra, acompanhamento e monitoramento de áreas rurais e construções urbanas, além de construção de rodovias, ferrovias, hidrovias, barragens, loteamentos,minerações entre outras obras.
2) Engenharia Elétrica – O engenheiro elétrico é responsável pelo projeto e emprego de tecnologias nas instalações elétricas das obras. c) Engenharia Mecânica – Importante na elaboração de projetos voltados às estruturas metálicas e emprego de mecanismos mecânicos na construção civil. d) Engenharia de Materiais – O engenheiro de materiais contribui com a construção civil no emprego de novos materiais e técnicas de construção otimizados, resultando em obras que geram menos