A evolução da Cidadania
A Evolução do Conceito de Cidadania
“Cyro de Barros Rezende Filho” Aluno: Dimas Aguiar São Paulo, 08 de Maio de 2014. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo falar da Evolução do Conceito de Cidadania, tendo como base o estudo de Cyro de Barros Rezende Filho e Isnard de Albuquerque Câmara Neto, coordenadores do Departamento de Ciências Sociais e Letras e professores da Universidade de Taubaté.
Vamos entender a cidadania, sua origem ligada ao desenvolvimento das pólis gregas e suas mudanças nas estruturas socioeconômicas, que incidiram não só na evolução do conceito, como também na sua prática, moldando-os de acordo com as necessidades de cada época.
Para tratar das modificações que o conceito sofreu ao longo do tempo, falaremos sobre o nascimento da cidadania no seu sentido clássico, identificando suas especificidades no mundo antigo. Na sequência, observaremos a cidadania na Idade Média, no contexto do Iluminismo e das Revoluções Burguesas, na época moderna.
Ao final, analisaremos o seu atual significado, privilegiando a esfera dos direitos e deveres e, sobretudo, reforçando o conceito de justiça social ao qual o termo cidadania está associado.
Buscaremos no campo das relações humanas organizadas – social, moral e juridicamente – os pontos fundamentais das variações desse conceito, antes e depois das modernas sociedades industriais, que legaram ao mundo novas visões sobre a economia, a sociedade e a política.
CIDADANIA
A definição de cidadania é pleno exercício pelos indivíduos dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Esses direitos e deveres devem andar sempre juntos, pois ao cumprirmos nossas obrigações fazemos com que o outro também possa exercer os seus direitos.
O