Qual a origem e a evolução do conceito cidadania? como era vista?
Nomes – Amanda Airoldi e Mariana Ramalho nº 01 e 26
Turma – 301
Qual a origem e a evolução do conceito cidadania? Como era vista?
A palavra cidadania, assim como cidade, se originou da palavra latina civitatem; por sua vez, civitatem é tradução latina da palavra grega polis.
O conceito cidadania sempre andou junto com a noção de direitos, principalmente os direitos políticos, que permite ao indivíduo interferir nos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e em sua administração. Seja ao votar, ao concorrer a um cargo público.
O conceito de cidadania teve sua origem na Grécia clássica, sendo usado então para indicar os direitos do cidadão, que o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas.
Cidadania é todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.
Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito".
Sem data exata de seu nascimento, a cidadania na antiguidade era voltada às práticas políticas, onde os cidadãos não tinham direitos e sim apenas deveres de servir aos de níveis mais superiores. Roma e Grécia eram idênticas quando se diz ao tratamento aos cidadãos comuns e os que não eram de seu país, que com o passar do tempo esses estrangeiros foram inclusos nessa cidadania dedicando-se ao mercantilismo, mesmo assim não havia ascensão política para nenhum dos grupos.
A estrutura política da Idade Média era que quem mantia o poder e o saber eram o Clero e a Nobreza. Os cidadãos não tinham direito a nada e ainda viviam em condição de subordinados à nobreza, que achavam que Deus não estava com eles. Ao longo do tempo mudou depois do ressurgimento da ideia de estado centralizado e noção clássica de cidadania ligada à concessão de direitos