ASPECTOS DA ANTIGUIDADE RELACIONADOS À CIDADANIA, DEMOCRACIA E POLIS.
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A cidadania é um termo associado à vida em sociedade. Sua origem está ligada ao desenvolvimento das polis gregas, que se tornaram referência aos estudos que enfocam a política e as próprias condições de seu exercício, tanto nas sociedades antigas quanto nas modernas. Por outro lado, as mudanças nas estruturas socioeconômicas, aconteceram na evolução do conceito e da prática da cidadania, moldando-os com as necessidades de cada época.
A democracia teve seu início em Atenas, foi resultado de diversas transformações que ocorreram na sociedade e na economia. Esse regime está presente em vigor no Brasil. Basta quebrar a palavra, onde demos = “povo” e kratos = “governo” e ficará claro que nesse regime é o povo que tem o poder de decisão.
A polis, por sua vez, representa formação de cidades-estados na Grécia, uma vez que o povo passou a dar mais importância ao homem nas diferentes áreas do conhecimento, aos poucos foi deixando de se preocupar com o divino e com a natureza, criando força as relações sociais, momento esse em que expandiu o desenvolvimento da civilização.
O objetivo desse estudo é apresentar, munidos de embasamentos teóricos, breve esclarecimento sobre cada um dos termos acima alistados e algumas características da antiguidade que justifiquem esses conceitos, os quais ainda se faz uso na atualidade.
2 DESENVOLVIMENTO
O presente estudo será apresentando da seguinte forma: Se constituirá o conceito de cidadania, democracia e polis e junto a cada tópico será apresentando os aspectos da antiguidade que ilustram esses conceitos.
2.1 CIDADANIa
O conceito clássico de cidadania está ligado diretamente à participação política. Não se sabe exatamente quando ela surgiu, o que se torna notório é que o próprio contexto