Plano de Aula Democracia Grega
4.1 – Projeto “A Democracia e Cidadania na Grécia Antiga”
Disciplina: História
Série: Alunos da 1º ano do Ensino Médio
Número de alunos: 25 alunos
Quantidade de aulas: 2 (duas)
Tempo de aula: 55 minutos
Interdisciplinaridade: Filosofia e Sociologia
Transversalidade: Democracia, Ética e Cidadania
Objetivo Geral
Aprofundar os conteúdos históricos construídos acerca do Mundo Antigo de forma a despertar no aluno o interesse de conhecer, de contextualizar determinados aspectos que possibilitem uma reflexão sobre os problemas atuais e levar o aluno a compreender que os elementos das civilizações clássicas, mesclados com outros de civilizações do Oriente, constituíram, ao longo da história, as bases institucionais que norteiam e caracterizam o nosso tempo.
Objetivos específicos
Discutir a democracia grega numa perspectiva temporal e temática;
Estimular a reflexão sobre a experiência intelectual e política da Grécia Antiga;
Conhecer e discutir o conceito de Democracia e Cidadania na Grécia Antiga comparando-os com a atualidade e associando elementos da civilização grega com instituições e conceitos de nossa sociedade;
Conhecer os aspectos, características e limitações que constituíam a democracia ateniense, bem como do regime oligárquico de Esparta;
Conhecer e identificar as diferenças entre democracia direta e representativa;
Identificar os aspectos das instituições dos Estados Modernos, seus sistema representativos e o regime democrático brasileiro.
1ª aula
No auge da civilização grega, o homem constituiu uma sociedade que viria a ser considerada o berço da civilização ocidental. Ali foram forjadas concepções culturais, sociais, artísticas e políticas que fundamentaram as instituições e o pensamento contemporâneo. Do ponto de vista político, o povo de Atenas forjou a Democracia. Como e por que foi possível a Democracia Ateniense? Como funcionava a democracia na Grécia?
1) Exibição de um vídeo de