Historia - Grécia
Assim, entenderemos como eles eram. Iniciaremos nossos estudos a partir dos gregos e de sua fabulosa civilização que muitas contribuições nos deixou.
Localização
A civilização grega floresceu no que hoje é o território da atual Europa, localizando-se ao sul da
Península Balcânica.
Essa região era chamada pelos seus habitantes de Hélade, por isso os gregos também serem chamados de helenos.
A Grécia pode ser dividia em três regiões básicas: a Grécia Continental – repleta de montanhas e outros acidentes geográficos em seu interior e um litoral com uma costa muito recortada; a Grécia Peninsular, que abarca a península do Peloponeso; e a Grécia Insular, correspondente às ilhas dos mares
Egeu e Jônio.
Todavia, é necessário sublinhar que apesar de os gregos possuírem uma linguagem, religião e costumes em comum, nunca tiveram uma unificação política. A Grécia antiga não era um país, mas um conjunto de povos independentes politicamente uns dos outros.
EM_1S_HIS_004
Podzwato.
É comum dividir o estudo do período antigo em duas partes: Antiguidade Oriental e Antiguidade
Clássica. Vamos entender essa divisão?
O que chamamos de Antiguidade Oriental diz respeito aos povos antigos do Oriente Próximo (da região do Crescente Fértil e arredores) como, por exemplo, os sumérios, acadianos, egípcios etc. A grande contribuição dessas primeiras civilizações, como vimos, é o surgimento do Estado.
Já a ideia de Antiguidade Clássica abrange os gregos e os romanos antigos. Tais povos são considerados a raiz da civilização ocidental. Isto é, foram povos que contribuíram com uma herança cultural.
Os traços mais nítidos dessa influência estão desde a língua (do latim romano derivaram várias línguas como o português e o francês); o direito romano (base da nossa legislação); o pensamento racional (nossa estrutura mental calcada na lógica e racionalidade com o objetivo de se conhecer a realidade, algo que surgiu entre os gregos) e até em