História da Grécia
GRUPO:
Ana Beatriz Barbosa (nº )
Ana Luiza Campos (nº24)
Caroline Moura (nº 25)
Júlia Melo (nº 29)
Mariana Palaio (nº 20)
Matheus Gabriel (nº 11)
Milena Diverio (nº 31)
Turma: 2412
Trabalho de História
Professora: Érica
Grécia Antiga
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
Cidades-estados gregas:
Esparta:
Esparta era cercada de montanhas, numa área de difícil acesso. A sociedade era muito guerreira. Todos os homens eram treinados e se tornaram os melhores e mais disciplinados soldados da Grécia. Os espartanos tinham leis muito rígidas, dois reis para governar e eram os grandes rivais de Atenas. Esparta foi fundada pelos dórios, que conseguiram dominar os aqueus e se apossaram de suas terras. Cercada por montanhas, não tinha saída para o mar. Assim, não desenvolveu o comércio e a navegação. A sociedade estava dividida em três grupos sociais:
-Esparciatas - guerreiros, descendentes dos dórios.
-Periecos - os aqueus que nao resistiram aos invasores. Eram homens livres, mas sem direitos políticos. Atuavam como camponeses, artesãos e comerciantes. Em época de guerra, eram convocados para o serviço militar.
-Hilotas - a maioria da população. Eram servos do Estado e trabalhavam nas terras dos esparciatas. Os hilotas tinham vida miserável, estavam expostos à violência, exerciam várias atividades e revoltavam-se com frequência.
Atenas:
Atenas estava localizada perto do mar. Por isso, era um dos principais centros exportadores da Grécia. Esta pólis era poderosa, ficou muito rica… mas a