A historia da grecia
Situada próximo da intersecção da Europa com a Ásia, a Grécia é o Estado mais meridional da Península dos Balcãs, no sudeste da Europa. O seu território inclui mais de 2000 ilhas nos mares Egeu e Jónico, das quais somente 165 são habitadas. O Monte Olimpo é o pico mais alto do país.
A Grécia é um dos berços da civilização europeia. Aos seus pensadores da Antiguidade devem-se grandes progressos nos domínios da filosofia, da medicina, da matemática e da astronomia. As cidades-Estado gregas foram pioneiras do desenvolvimento das formas de governo democrático. O património histórico e cultural da Grécia continua a repercutir-se no mundo moderno nos campos da literatura, arte, filosofia e política.
Actualmente, a Grécia é uma república cujo funcionamento assenta na Constituição de 1975. Os 300 deputados do Parlamento unicameral são eleitos por um mandato de quatro anos. O país está dividido em 13 regiões administrativas.
Mais de metade da indústria grega está concentrada na região de Atenas. Os principais sectores da economia grega são a agricultura, o turismo, a construção civil e a construção naval.
Entre os gregos mais conhecidos do nosso tempo contam-se o realizador Kostas Gavras, o Prémio Nobel da Literatura Odysseus Elitis e o compositor Mikis Theodorakis.
A base da cozinha grega é a carne de borrego e de cabrito, mas os pratos de peixe são igualmente muito apreciados. O azeite, que é produzido em grandes quantidades, contribui para o sabor característico da comida