educacao moderna
A Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. Com as grandes navegações iniciadas no século XV, as diversas partes do planeta começaram a se integrar nessa época.
O início da Idade Moderna aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e encerrou-se com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, em 1789. Marcou também esse período o Renascimento Cultural, que revolucionou as artes e as ciências, através de figuras históricas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo.
A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.
O Reaquecimento das atividades comerciais e o Renascimento marcaram esse Período onde o individualismo enfreantamento tornam-se práticas vigentes do pensamento moderno. A hegemonia da Igreja Católica foi abalado pelos movimentos Reformistas e a econimia deixou de ser prática envolvendo curtas distância.
A idade Moderna ou Renascimento veio obtemperar a esse dogmatismo conceituando o antropocentrismo racionalismo, individualismo e universo heliocêntrico. Toda via, é impraticável delinear o renascimento e restringindo aos séculos XV e XVI, sem aludir ou poder ar os fenómenos e movimentos que antecederam.
Nesta grafia a reforma protestante e a contra-reforma católica retubaram na educação durante o renascimento, os progressos educacionais impetrados pelo reinado de Carlos Magno e a reforma protestante. Expor o Catolicismo para sua hegemonia política-religiosa das