Resumo de Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
O Urbanismo consiste em elaborar, projetar e planejar uma cidade de forma que ela atenda as necessidades dos cidadãos em que nela vão viver. O urbanismo está associado com a regulação, estudo, controle e planejamento da cidade, e está relacionado com a qualidade de vida dos habitantes, pois planejar uma cidade implica a definição de tempos e lugares onde a vida acontecerá em todas as dimensões e sentidos.
O Planejamento Urbano é de responsabilidade do poder público na qual ocorre a participação cidadã, que são recentes e merecem análises cuidadosas, tendo em vista as desigualdades sociais que se ampliam nas cidades e podem romper a possibilidade de diálogo para projetar um futuro coletivo, isso não significa exatamente o exercício de poder pelo povo, e sim que este instrumento de gestão seja usado de maneira que satisfaça as necessidades básicas de reprodução da própria vida, realizando projetos em curto prazo.
O Planejamento Urbano lida simultaneamente com o desenvolvimento socioeconômico e cultural, com a mobilidade urbana, infraestrutura de transporte e de saneamento básico, a qualidade e o acesso aos espaços públicos e a proteção ao meio ambiente, isso significa que ele vai além dos limites da geografia, pois não é possível compreender enquanto espaço político, sem lançar mãos de outros conhecimentos disciplinares, ou seja, estamos diante de um objeto complexo, e abordá-lo requer no mínimo, igual complexidade de pensamento.
Acerca do sentido da polis
A ideia de política foi criada na Grécia e esta ligada a “Polis”, portanto se referia ao espaço que compreendia os aglomerados urbanos, aqueles que se referia ao espaço da vida em comum. “O Viver Político (na Polis), era ao mesmo tempo o viver coletivo, a vida em comunhão e comunidade”, segundo Sartori, 1997.
Para os Gregos o viver “político” ou “politicidade” não era visto somente como uma parte, mas como um todo, e um homem “não político” era visto