Leon Battista Alberti
LEON BATTISTA ALBERTI
Santana de Parnaíba
2015
LEON BATTISTA ALBERTI
Trabalho da disciplina de Teoria da História da Arquitetura e urbanismo III do curso de Arquitetura e Urbanismo a ser entregue para a Universidade Paulista- UNIP.
Santana de Parnaíba
2015
LEON BATTISTA ALBERTI
Trabalho da disciplina de Teoria da Historia da Arquitetura e urbanismo III do curso de Arquitetura e Urbanismo a ser entregue para a Universidade Paulista- UNIP.
Comissão Examinadora
__________________________________
__________________________________
Santana de Parnaíba, 15 de Abril de 2015.
SUMARIO
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. LEON BATTISTA ALBERTI
4. CONCLUSÃO
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1- RESUMO Leon Battista Alberti (1404 – 1472) – É considerado o maior teórico da Renascença. Era além de arquiteto, escritor, pintor e escultor. Escreveu Tratados sobre todas as áreas em que atuou, propondo que os artistas buscassem no estudo científico, na história e na matemática, fundamentos para o seu trabalho. Escreveu o primeiro manual sistematizado de perspectiva, apresentando aos escultores normas de proporções humanas ideais. Alberti teve como objetivo principal, criar um método de concepção que permitisse a construção, não a reprodução, criando uma nova linguagem na arquitetura.
2- INTRODUÇÃO
A arquitetura do Renascimento divide-se em dois períodos. A primeira fase ocorreu em Florença, no século XV, e apresenta um estilo mais leve, simples. A segunda fase toma conta de Roma, já no século XVI, apresentando-se mais rica e grandiosa, é a Alta Renascença.
Com o desaparecimento do Gótico, surge um estilo que expõe a nova maneira do homem daquele século ver o mundo, baseado no Humanismo e nos métodos da razão. Através do estudo da antiguidade, os arquitetos Renascentistas estabelecem critérios para suas construções, voltando-se para o mundo clássico, valorizando sua natureza e seu uso. O edifício