Resumo Renascimento
Arquitetura e Urbanismo
Resumo - Renascimento
Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte II
Prof. Roberto Pastana Teixeira Lima
Aluna: Ana Paula Monteiro
RA: 002201301443
Itatiba
2015
Renascimento
Renascimento é a dominação do movimento artístico literário que se iniciou na Europa, mais especificamente na península Itália, região da Toscana centralizada em Florença, entre o século XIV a XVI. Esse movimento marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna, do feudalismo para o capitalismo. Era baseada dos valores vitais terrenos e da exaltação da personalidade humana (humanismo) e tinham a intenção de restabelecer as formas da antiguidade clássica para chegar a uma renovação total da vida individual, cultural e política.
O ideal do Renascentismo era o desenvolvimento harmônico de todas as áreas do corpo e do espírito humano com o objetivo de afirmar a sua absoluta autonomia do "homem universal" ou no "homem completo".
As suas principais características do renascimento eram a valorização da cultura greco-romana, pois eles possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais; O ser humano passou a ser valorizado pela sua inteligência, conhecimento e dom artístico; Foi a transição do teocentrismo para um mundo onde o homem é o principal personagem - antropocentrismo; A razão e a natureza passam a ser valorizadas e são os principais pontos para a compreensão do mundo.
As conquistas marítimas e o contato mercantil ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV, e com o aumento do comércio, muitos fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, e o intuito de alcançar o prestigio social, os comerciantes patrocinavam atividades culturais (mecenato), com isso os artistas tiveram espaço para porem suas ideias em prática. Por conta de que foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu, se deu origem a uma grande