renascimento resumo
Chama-se de Arquitetura Renascentista aquelas que foi produzida durante o período do Renascimento Europeu, basicamente, durante os séculos XIV, XV e XVI. Caracteriza-se um momento de rompimento na historia da arte arquitetônica; nos meios de produção da arquitetura; na linguagem arquitetônica adotada e na sua teorização, como também caracteriza-se pela nova atitude dos arquitetos em relação à sua arte , assumindo mais como profissionais independentes, criando um estilo pessoal.
A historia da arquitetura renascentista esta dividida em dois períodos:
- Século XIV e início do XV, onde se destaca Filippo Brunelleschi e uma arquitetura que se prende classicista, mas ainda sem o referencial teórico, a canonização, que caracterizará o próximo período.
- Século XVI, nesse momento, as características individuais dos arquitetos já começam a se sobrepor ás da canonização clássica, que irá levar ao chamado Maneirismo. Atuam arquitetos como Michelangelo, Andrea Palladio e Giulio Romano.
História da Arquitetura Renascentista
É comum atribuir o momento de gênese da arquitetura do Renascimento à construção da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença, por Brunelleschi. Tal episódio não representa apenas uma mera mudança no perfil estilístico que predominava no cenário arquitetônico florentino, mas demonstra a ruptura que o Renascimento viria a representar na própria forma de produzir a arquitetura, abrindo caminho para não só a redescoberta do Classicismo, como para a promoção da tratadística. Leonardo Benevolo afirma que Brunelleschi estabelece um novo método de trabalho ao, entre outras coisas, separar o projetista do construtor.
Os arquitetos do renascimento conseguiram, mediante a medição e o estudo de antigos templos e ruínas, assim como pela aplicação da perspectiva, chegar à conclusão de que uma obra arquitetônica completamente diferente da que se vira até então não era nada mais que pura geometria euclidiana. O módulo de construção