Renascimento. resumo
Objetivos e critérios da avaliação: ler e pesquisar sobre o Renascimento e o Barroco europeu; completar o esquema-resumo com as principais características do Renascimento e do Barroco europeu e seus principais representantes; o presente instrumento equivale a 1,0 pontos do total da nota do trimestre e deverá ser todo preenchido à caneta ou digitado.
Renascimento
• Europa Ocidental – fim da Idade Média – transformações – renovação da vida urbana (após um grande período de vida rural), girando em torno de castelos e mosteiros; as Cruzadas; restauração do comércio; emergência dos burgueses.
• Na cultura – desenvolvimento de “rotas” entre os diversos povos; abertura de escolas; Cruzadas;contato com obras clássicas gregas; traduções das obras; fundação de universidades.
• Início na Itália – motivos
o Renascimento comercial e urbano – redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica; emergência da classe da burguesia; vida rural sendo “trocada” pela vida urbana.
o Cidades independentes – Mosaico de países independentes; regime republicano com base no racionalismo fora adotado por vários dos Estados; Veneza, Amalfi, Pisa, Gênova, Luca, Florença e Milão) – trabalho livre e artesanal.
o Desenvolvimento do comércio – estruturação dos moldes capitalistas; materialismo; especulação financeira; utilitarismo; novos métodos, com novas divisões de trabalho; nobreza se tornando a aristocracia.
o Pensadores vindos do oriente – principalmente quando Constantinopla foi tomada por turcos – fuga de alguns pensadores do Império Bizantino.
o Herança da cultura árabe – renovação na medicina e na matemática
• Características do Renascimento
o Humanismo – filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância; importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas,