Resumo do Renascimento
Curso: Pedagogia
Disciplina: Cont. Met. Prática do Ensino da Arte
Alunas: Jaqueline / Viviane Renascimento
O Renascimento teve inicio na Itália, caracterizado como um movimento de ordem artística, científica e religiosa, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apresentando um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais da sua época.
Suas principais características são:
Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana).
Antropocentrismo ( o homem no centro das ações)
Busca do conhecimento em várias áreas: Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química.
O Naturalismo mostra o homem como produto de forças naturais, desenvolvendo temas voltados, para a analise do patológico do homem, acreditando que o individuo e produto da hereditariedade e seu comportamento e fruto do meio em que vive e sobre o qual ele age.
Principais representantes do Renascimento Italiano e suas obras:
- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.
- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
Maneirismo
O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. O que representa a oposição ao classicismo e ao mesmo tempo, manteve-se como tendência artística até o desenvolvimento do Barroco, que marcaria a nova visão artística da Igreja Católica, após o movimento de contra reforma. Alguns historiadores