Direitos Politicos
DÊNIS DANIEL DA SILVA
DIREITOS POLÍTICOS E A SUA REAL EFETIVIDADE NA CIDADE SATÉLITE DE TAGUATINGA
Brasília/DF
2013
FACULDADE PROJEÇÃO
DÊNIS DANIEL DA SILVA
DIREITOS POLÍTICOS E A SUA REAL EFETIVIDADE NA CIDADE SATÉLITE DE TAGUATINGA
Brasília/DF
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Direitos Políticos
Político
Os Direitos Políticos retratam a participação do cidadão na vida politica de um Estado. Necessário se faz compreender o sentido da palavra político e a origem dos direitos denominados políticos. Desta maneira a palavra político tem diversos significados, mas em de forma geral, relaciona-se com a coisa pública, no cotidiano apresenta-se como sinônimo de cortesia, esperteza, além de civilidade. Ainda possui o sentido depreciativo, com o objetivo de enganar outrem.
Na civilização grega, conforme leciona GOMES (2011, pág. 1), “a política era compreendida como a vida publica dos cidadãos, em oposição à vida privada”. Constava na possibilidade do cidadão discutir e evidenciar as necessidades da sociedade. Era verdadeira arte. Correspondendo a política à vida em coletividade e uma enigmática fonte de poder.
Posto o poder político, há outros poderes, os quais se sobressem são os poderes econômicos e o ideológico. Baseia-se o econômico na propriedade ou na posse de bens, todos economicamente mensuráveis. Já o ideológico consolida-se em conhecimentos, informações para de alguma maneira modificar o comportamento de outrem.
Porém, arremata GOMES (2011, pág. 2), os poderes econômico e ideológico não se confundem com o político. E ainda BOBBIO apud GOMES (2011, pág. 2), assegura o poder politico se caracteriza pelo uso da força, da coerção.
Assim sendo, o termo político denota as diretrizes estatais em seus planos,