Relações de genero
CAMPUS FEIRA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Computação Forense
Feira de Santana
2012
Jorge Luis Soares de Miranda
Relações de gênero no mundo do trabalho
Trabalho
.
Feira de Santana
2012
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. CONCEITO DE GÊNERO 5
3. CONCEITO DE CIDADANIA 6
3.1. ORIGEM DO TERMO 6
3.2. EVOLUÇÃO DA PALAVRA 6
3.3. CONSEQUÊNCIAS DOS COSTUMES SOCIOCULTURAIS HERDADOS 6
4. REFERÊNCIAS 8
1. RESUMO
2. CONCEITO DE GÊNERO
O conceito de gênero baseia-se semanticamente em conjunto de pessoas pertencentes a um ou outro sexo. O conceito de Gênero divide-se em 3 etapas:
• Etapa biológica, onde a natureza foi a precursora de caraterísticas do gênero. A natureza das mulheres é diferente dos homens, logo, traços de personalidade, atitudes e valores induzem à conclusão de que os homens possuem inclinações naturais para funções viris, enquanto a mulher possui inclinações naturais para a esfera doméstica e privada. Característica Unidimensional.
• No começo dos anos 60, o conceito de gênero passou a ser construído sob o modelo bidimensional, mostrando que as categorias tradicionais de masculino e feminino, com suas qualidades opostas, não constituem algo imposto de modo arbitrário à pessoa humana. Segundo Foucault, a sexualidade vista sob o prisma de categoria biológica absoluta, visa não só evitar declarar a verdade, mas impedir que ela floresça.
• Nos anos 80, terceira etapa da teoria do gênero, há a construção do modelo pluridimensional, onde se acrescenta a aplicação científica com um conceito de que as características biológicas são apenas uma parte de um grande todo que é apresentado à